Nobreak - para que serve e como pode salvar o seu negócio

Você já ouviu falar que "o prevenido morreu de velho"? No caso das empresas que não querem mais perder dinheiro com as frequentes falta de energia elétrica esses ditado cai como uma luva.

Já que muitas delas nos dias que isso acontece obrigam se a deixar as portas fechadas e consequentemente verem o seu dinheiro escorrer ralo abaixo.

Imagine só o prejuízo. Sua empresa fica sem energia elétrica de repente e sua produção é interrompida completamente.

O resultado? Parada de produtividade gerando um prejuízo imenso às contas da empresa, até mesmo, porque, haverá riscos do não cumprimento de metas e contratos.

Uma empresa sem energia elétrica é sinônimo de produção parada.

Isso porque não há condições de seguir com um trabalho, se o ambiente indispõe de iluminação ou máquinas e equipamentos em pleno funcionamento.

A boa notícia é que existem algumas soluções que podem ajudar a sua empresa a manter a energia e produtividade de maneira contínua e ininterrupta, evitando assim, prejuízos financeiros e perda de equipamentos.

Hoje quero lhe mostrar porque isso pode acontecer,os problemas de energia elétrica , quais os danos que a falta de energia pode ocasionar em seus equipamentos,como ter o minimo de proteção e quero lhe mostrar também uma solução que vai ajudar a manter sua empresa funcionando a todo o vapor mesmo com a falta de energia elétrica. siga comigo!

Quais os tipos de problemas de energia elétrica?

Existem vários tipos de problemas,mas vou falar de apenas 3 que no meu ver são os mais frequentes aqui no Brasil.

São eles: Subtensão, apagão e picos de tensão.

Subtensão

A subtensão também conhecida como queda de tensão é a diminuição por curto período de tempo dos níveis de tensão, em outras palavras, é quando a amplitude da tensão esta com o nível abaixo do normal.

Geralmente a subtensão acontece quando existe uma exigência de energia no inicio de alguns equipamentos eletrônicos como por exemplo: motores,elevadores,maquinas, ar condicionados,compressores entre outros, que ao serem ligados consomem uma grande quantidade de energia, provocando então a queda de tensão por curto espaço de tempo.

Nos dias mais quentes do verão quando quase todos os ar condicionados atingem os seus picos de uso ou quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados (geralmente no anoitecer) é que as ocorrências de subtensão são mais propicias a acontecer.

Quando a queda de tensão acontece ela pode drenar a energia que um computador precisa para funcionar, sendo assim ela traz diversos problemas, como panes inesperadas,perdas de dados, arquivos corrompidos congelamento do sistema etc...

Apagão:

Também conhecido como "Blackaut¨, geralmente acontece por demanda excessiva na energia da rede elétrica,por quedas de raios entre outros.

Esse desligamento repentino de energia, faz com que computadores percam dados importantes, pode corromper o HD,causam a perda dos trabalhos que não foi armazenado nos meios fixos do computador.

Pico de tensão

O pico de tensão é aumento de tensão instantaneamente, isso acontece geralmente quando um raio cai próximo a rede elétrica ou até mesmo pela própria empresa responsável pelo fornecimento de energia quando retorna o abastecimento da interrupção.

O pico de energia pode entrar em um equipamento eletrônico através da conexão de rede ou da linha de energia elétrica podendo danificar ou ate mesmo destruir os seus componentes.

Quais problemas podem ocasionar nos equipamentos?

Como vimos anteriormente os problemas que a energia elétrica traz aos equipamentos eletrônicos  são inevitáveis.

Estes podem queimar também a placa mãe dos computadores,podem trazer sérios danos aos HDs como por exemplo a perda de um arquivo importantíssimo para a empresa.

Como a subtensão,o apagão e picos de tensão são frequentes eles podem diminuir a vida útil dos equipamentos eletrônicos.

As chuvas de verão é os danos aos equipamentos eletrônicos

É bem comum nessa época do ano que os aparelhos eletrônicos sofrerem alguns danos.

As tempestades de verão podem ocasionar a falta de energia elétrica repentina, instabilidade na rede e esses fatores podem comprometer a integridade dos equipamentos.

Alem disso, outro fator prejudicial que não posso deixar de falar, são as descargas eletromagnéticas como os raios por exemplo esse fenômeno pode danificar ou ate mesmo proporcionar a queima dos eletrônicos.

Como ter o minimo de proteção?

Atualmente no mercado existem vários aparelhos disponíveis que ajudam a prevenir tais problemas como por exemplo os filtros de linha e os estabilizadores.

Eles garantem por si só conseguem evitar que as quedas de energia elétrica repentina ou variação de energia não danifiquem os componentes dos aparelhos eletrônicos.

Filtro de Linha

Filtro de linha, também chamado "régua", é um dispositivo que vem com um fusível,varistor,indutores e capacitores.

Esse aparelho serve só para evitar a passagem de altas tensões elétricas nos aparelhos que estão nele conectado.

Quando isso acontece o seu fusível queima, ou seja, o fusível corta a energia que alimenta o filtro.

Por sua vez os varistores, capacitores e indutores em combinação, conseguem controlar a entrada de longos picos de voltagem,assim eles garantem a filtragem de altas frequências,que são produzida por equipamentos como por exemplo: batedeiras,ventiladores(alguns), liquidificadores e por ai vai.

Existem vários tipos de filtro de linha disponíveis no mercado.

Devemos tomar muito cuidado, pois alguns modelos, tentam nos enganar, porque não possuem os componentes eletrônicos necessários, servindo somente como multiplicador de tomadas - "Régua".

Então devemos observar atentamente as características desses aparelhos.

Procure filtros com características como: protetor de surtos, cuidados contra curto circuito, sobrecargas e descargas elétricas.

Também não devemos dispensar o selo do INMETRO, que nos garante que o aparelho é 100% confiável.

Qualquer equipamento pode ser conectado ao filtro de linha, ele é Indicado para TVs, DVDs, Blu-RAY, VIDEO-GAMES, entre outros.

Aparentemente ele se parece com um extensor comum,mas ele faz mais do que permitir que diversos aparelhos fiquem ligado a uma unica saída.

Estabilizador

O estabilizador como o próprio nome já diz, consegue estabilizar a tensão elétrica de entrada, de forma que a tensão de saída permaneça sempre a mesma.

Pelo fato de alguns equipamentos, terem seus componentes eletrônicos muito sensíveis, o uso desse aparelho é praticamente indispensável, já que ele consegue proteger os equipamentos eletrônicos contra surtos de energia.

Ele é muito parecido com o filtro de linha, a diferença é que, o estabilizador possui um transformador que consegue converter a entrada de tensão no valor correto usado por os equipamentos, ou seja, se a voltagem da sua residencia é 220V e a voltagem do seu equipamento e de 110V, ele consegue transformar o valor de 220 para 110 e vice e versa.

Já isso não acontece com o filtro de linha.

Mas algumas pesquisas apontam que ele pode mais atrapalhar do que ajudar no quesito proteção,então vale você mesmo decidir fazer o uso dele ou não.

Mas se você quer proteger seus equipamentos de uma forma mais completa, o no-break é o mais indicado pois ele consegue proteger os seus equipamentos  e também poderá manter-se funcionando mesmo que a energia acabe.

E o Nobreak?

O Nobreak é um aparelho responsável por regular a voltagem e a pureza da energia elétrica, que alcança os eletrônicos conectados a ele.

Como o próprio nome já diz "não para", ele mantem o computador ligado mesmo que a energia acabe.

Mas não por muito tempo, existem nobreak que ficam ligados apenas 15 minutos,que é o tempo necessário para salvar e fechar todos os arquivos e programas e então conseguir desligar os equipamentos com segurança.

Um nobreak pode trabalhar com qualquer equipamento eletrônico.

E mais do que fornecer energia, ele protegerá os equipamentos eletrônicos.

É importante dizer que os nobreak oferecem a função de estabilizador.

Isto significa que através de um transformador, ele consegue "limpar" a energia que sai da tomada, deixando ela mais linear.

Pois sabemos que a energia elétrica que temos aqui no Brasil sofre grandes oscilações.

Mas essa função de estabilizar só é valida para os no-break de modelos mais caros.

"Na ultima copa do mundo, algumas pessoas tiveram momentos de suspense, porque ficaram sem energia. Esses é uma exemplo onde o nobreak é necessário. Não precisa ser muito potente,mas que tenha uma autonomia boa". Disse: Auster Nascimento, gerente geral da SMS.

Existem outros equipamentos bem parecido com os nobreaks, como por exemplo o estabilizador e o filtro de Linha que citei anteriormente.

Mas o nobreak costuma ser o equipamento mais completo, pois ele é capaz de fornecer energia em caso de apagão.

Tipos de Nobreaks

Os nobreaks são medidos por números que representam sua potencia, em VA (volt-ampere).

Isto significa, quanta energia ele pode produzir quando acaba a luz, que esta diretamente ligado ao tempo que ele é capaz de manter os equipamentos ligados.

Mas isso também depende do numero de aparelhos ligado a ele e qual o consumo de cada um.

As baterias desse aparelho tem um tempo de vida útil.

Assim como as baterias de um carro por exemplo, é importante troca-las, a média varia de modelo para modelo, mas fica entre 2 a 3 anos.

Existem três tipos de no-break basicamente, são eles: Os ONLINE, O DE LINHA-INTERATIVA e o STANDBY (offline).

Nobrek Online

Nos nobreaks online, a energia que entra em corrente alternativa é convertida para corrente direta que abastece a bateria e liga uma peca chamada de inverso.

O inverso, por sua vez, converte novamente a energia e a transforma em corrente limpa e de voltagem constante.

Estes nobreaks produz a melhor energia que pode-se encontrar no mercado atualmente.

Mas porém, são os mais caros e suas baterias são utilizadas constantemente,sendo assim a vida útil é reduzida.

Então eles são mais usados para hospitais, minas, servidores e entre outros equipamentos que precisam trabalhar 24 horas por dia.

O de Linha-Interativa

Estes nobreaks possui uma peca chamada regulador automático de voltagem ou AVR (sigla em Ingles).

Essa peça consegue regular as oscilações de voltagem que ocorrem na rede, seja elas para cima ou para baixo.

Essa é a vantagem que ele possui do nobreak Standby.

O Standby ou Offline

Já o Standby é o mais barato e básico que existe no mercado.

Este modelo confia somente na sua bateria para conter as oscilações de energia e pode ou não possuir medidas de proteção contra variações de energia.

O Standby não evitará que as oscilações de voltagem diminua a vida útil dos equipamentos.

Por isso ele é recomentado mais para equipamentos das residencias ou escritórios.

Tanto o Linha-Interativa quanto o Standby são os mais comuns no mercado atualmente, são indicados para PCs e equipamentos de importância.

Por tanto, antes de você adquirir um nobreak é importante você levar essas características em consideração na hora da comprar.

Filtro de linha,Estabilizador ou nobreak qual o melhor para o meu negocio?

 
Como disse anteriormente, no Brasil existe o serio problema da energia elétrica que não funciona adequadamente.

Não que isso não ocorra em outros países ou até mesmo no mundo todo.

Mas me parece que aqui esse problema é maior.

Quem de nós que nunca teve algum componente do computador ou de outros aparelhos queimados graças a essas variações? Aposto que a maioria já teve!

Esse problema acaba gerando a necessidade de adquirir algum equipamento especial que protege contra isso.

Muitos ficam em duvida entre estabilizador,nobreak e Filtro de linha.

A diferença entre o filtro de linha e os outros dois é bem visível, pois o filtro de linha só serve mesmo para evitar que altas tensões elétricas passem para os equipamentos nele ligados.

Já entre o Estabilizador e o Nobreak, a desigualdade fica mesmo por conta das baterias.

O que leva esse ultimo a ser um equipamento mais completo e capaz de manter os dispositivos ligado a ele funcionando, mesmo na falta de energia elétrica.

Portanto, se você não quer ter os equipamentos da sua empresa  queimados por raios, oscilações e até mesmo queda de energia, o nobreak é a melhor solução.

Vale ressaltar aqui, que devemos evitar conectar um equipamento no outro, como por exemplo: um nobreak ligado ao filtro de linha, essa medida pode mais atrapalhar do que ajudar.

Agora você já sabe qual melhor equipamento escolher para proteger seus aparelhos eletrônicos , afinal nossa energia esta longe de ser estável e limpa não é mesmo?

Ficou com alguma duvida? fique a vontade para nos perguntar aqui mesmo nos comentários, e se gostou deixa um curtir. Forte abraço e nos encontramos no próximo Post! 😉