Quais cuidados que devo tomar ao acessar redes wi-fi públicas?

Você provavelmente já passou pela situação de estar na rua e precisar ler um e-mail ou enviar um arquivo. Não podendo contar com o plano de dados da sua operadora, você acabou utilizando uma rede wi-fi pública e, muitas vezes, desprotegida. Parece inofensivo, certo?

Mas a verdade é que acessar esses tipos de redes sem o devido cuidado pode fazer com que você termine com grandes problemas, em vez de ganhar mais produtividade, ainda que o acesso dure apenas alguns minutos.

Assim, veja quais cuidados você precisa tomar para ter uma navegação tranquila ao acessar redes wi-fi públicas!

Leia também: 5 erros que prejudicam o desempenho do seu computador.

Desative o compartilhamento de arquivos

Imagine ter seus arquivos, como fotos e documentos, roubados de seu dispositivo móvel — simplesmente porque você usou uma rede wi-fi pública. Complicado, não é? Por isso, para evitar que isso aconteça com você, é importante desativar o compartilhamento de arquivos antes de começar a usar uma rede do tipo.

Normalmente isso não exige mais do que alguns cliques em seu equipamento, bastando que você vá às configurações do seu notebook, celular ou tablet. Lá, você poderá escolher quais arquivos deseja compartilhar, e quais não.

Utilize um antivírus

Somente desativar o compartilhamento de arquivos não impedirá que pessoas mal-intencionadas tentem invadir seu dispositivo. Por isso, é bastante válido contar com um antivírus de qualidade e atualizado.

Dessa maneira, você cria uma barreira que dificulta a ação de quem quer invadir sua privacidade e roubar seus dados. Ter um antivírus é importante mesmo quando não se trata de um notebook ou laptop, já que smartphones e tablets também estão expostos a ataques. Nesses casos, baixe um app de algum antivírus reconhecido.

Evite digitar senhas importantes

O uso de redes wi-fi públicas deve ser usado de maneira emergencial para que seja realmente seguro. Por isso, nada de acessar sites que exijam senhas, como as redes sociais ou e-mails. Utilizar o internet banking, então, é algo fora de cogitação — pois dessa maneira você estará abrindo a porta para sofrer ataques que podem causar prejuízos.

Evite fornecer informações confidenciais, como suas senhas, quando estiver utilizando uma rede pública de wi-fi. Afinal, você não tem como saber em que mãos esses dados irão parar!

Troque as senhas

Mesmo que você tenha tomado os cuidados devidos, é conveniente que troque as senhas assim que estiver acessando a internet em uma rede privada. Isso fará com que tenha mais segurança para utilizar todos os sites que visitou quando estava usando a rede pública.

Se por algum motivo suas senhas caírem mãos erradas, ao trocá-las, assim que for oportuno, você frustra qualquer tentativa de ataque ou invasão, bem como a perda de arquivos ou o furto de dados.

Certifique-se da integridade da rede

Quando for acessar uma rede wi-fi pública, também vale a pena se certificar acerca da integridade desse serviço. Isso significa que, se uma rede possui o nome de uma loja ou estabelecimento, você deve confirmar, antes de se conectar, que ela seja efetivamente de lá.

É altamente recomendável que não acesse redes sobre as quais não tenha real conhecimento de quem seja seu proprietário.

Acessar redes wi-fi públicas exige certos cuidados, de sorte que você não termine com dores de cabeça por conta da invasão de privacidade, perda de dados ou comprometimento de arquivos. Ao seguir as instruções citadas acima, terá uma navegação bem mais segura e livre de quaisquer consequências negativas.

Então, quais são os cuidados que você tem tomado quando vai acessar redes públicas? Ainda tem outras dúvidas sobre acesso seguro de redes wi-fi? Aproveite para comentar e participar!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.