Automação Comercial – Quais as Vantagens para o meu Negócio

Administrar um comércio pode ser muito desgastante. Algo como atravessar um deserto repleto de animais silvestres famintos e num sol escaldante de 45 graus.

O comerciante vive num ambiente de imprecisões e incertezas e ainda tem que se manter sensato para não tomar decisões erradas.

Felizmente, graças à automação comercial, os processos comerciais foram aprimorados, e foi possível elaborar ferramentas para automatizar todos os recursos do negócio e facilitar a gestão por parte do comerciante.

O Sucesso...

Automação Comercial e suas vantagens

Informatizar todos os processos do seu negócio só tem um efeito colateral: O sucesso!

Com um software de gestão você será capaz de ter uma visão geral do seu negócio em poucos cliques, e assim poder tomar decisões rápidas e seguras sobre os passos que você pretende dar. Além de ganhar mais agilidade em todos os setores, desde o ponto de vendas até as cobranças.

Como todas as informações estarão centralizadas e interligadas, você ganhará um precioso tempo para pensar o seu negócio. Identificar e executar novas possibilidades e poder expandir os horizontes da sua empresa.

Maior agilidade e segurança no caixa

Você conseguirá atender os seus clientes com maior rapidez e sem longas filas. Em horários de pico de clientes , a probabilidade de erros de troco ou soma das vendas se reduz a quase zero. A emissão de nota fiscal eletrônica pode ser feita em menos de um minuto.

Além disso, na hora de receber de clientes fidelizados, bastará alguns cliques para saber o total de vendas devidas, e no caso de atrasos, os juros já vem calculados automaticamente.

Mais Lucros com o Controle de Estoque

Talvez um dos maiores vilões da lucratividade sejam as compras erradas. Se você comprar demais, o estoque vai ficar parado. E estoque parado, como sabemos, é dinheiro parado.

Ele poderia estar rendendo, se aplicado em outro produto de giro mais rápido. E pelo contrário, se comprar menos, vai faltar produtos e você vai deixar de faturar.

Existem várias maneiras de melhorar isso com o uso de um sistema de automação comercial. Uma delas é o relatório ABC de estoque. Ele te mostra quais os produtos que rendem 80% do seu faturamento, e consequentemente você deve ficar extremamente atento para não faltar. Também existem sistemas de gestão que ajudam na compra de novos produtos. Eles informam a quantidade certa de compra necessária para cada produto para o prazo de vendas que você estipular.

Para conseguir te ajudar de forma precisa, ele se baseia no histórico de vendas desse produtos, em tempos passados.

Já imaginou, a qualquer momento, você ter a possibilidade de saber exatamente quanto de produtos(valores de venda e custo) você tem estocado? Ou quando foi a última compra de determinado produto? Isso só pode resultar em mais lucros para você.

Melhor relacionamento com a base de clientes

Você saberia dizer, exatamente, quem são os seus melhores clientes? A primeira vista você provavelmente diria que sim, mas se você tivesse um histórico detalhado de vendas dos últimos tempos, a probabilidade de ele te provar que estava errado é muito grande.

Um dos grandes problemas de não manter um negócio automatizado é a falta de históricos. Fica tudo na cabeça do gestor.  Ou no máximo em papéis, que convenhamos não ajudam muito nesse ponto.

Com o auxílio da automação comercial, você é capaz de realizar campanhas de marketing e divulgação de forma segmentada ou até mesmo individual para os seus clientes. Isso só é possível porque você possui um histórico do que os seus clientes compraram, quanto gastaram, o tempo que o cliente torna a comprar novamente etc…

Você vai conhecer melhor a clientela e vai ser capaz de oferecer apenas o que eles querem e no momento certo. Além disso, caso um deles demore muito para voltar até a sua loja, há a possibilidade de extrair um relatório com o histórico dele. Informando tudo que ele comprou e inclusive, se houver, suas dívidas ainda pendentes.

Fluxo de Caixa para ter Maior clareza da sua saúde financeira

Um ponto crucial em qualquer negócio. Manter um equilíbrio entre receitas e despesas não é uma tarefa simples.

Utilizar uma planilha do Excel para monitorar as suas finanças é uma boa ideia e ajuda muito a fazer o controle do fluxo de caixa. A questão é, qual o custo que você tem para manter uma planilha atualizada e ainda sincronizar tudo com as vendas, conta bancária, cheques que estão para ser depositados etc...

Com um sistema, você tem tudo interligado. O resultado de suas compras ou vendas já aparecem automaticamente no fluxo de caixa da empresa. E os relatórios saem tão rapidamente quanto um toque de mágica.

Se você é de Ijuí - RS e ainda tem dúvidas se automação comercial é importante para o seu negócio, Envie um e-mail para [email protected]nf.br para que possamos esclarecer as suas dúvidas.

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.