OneNote — Chega de anotações perdidas!

Imagine poder organizar todas as suas anotações em um só lugar. Por blocos (trabalho, pessoal e cursos)  guias (matemática e português)  e também páginas (aula 1 e aula 2). Poder contar com recursos do Word e Excel para editar. E como se não fosse o bastante, tudo salvo em nuvem para que você possa acessar de onde quiser?

 Leia também: Google Cloud Print para imprimir do Smartphone. 

Quantas vezes você já perdeu uma anotação importante? Ou estava em casa assistindo Televisão, quando por acaso teve uma ideia genial e escreveu no seu bloquinho de anotações ou até no primeiro papel que encontrou pela frente. Mas posteriormente quando estava no trabalho não lembrava qual era a ideia. E também não tinha a anotação em mãos. Ou vice-versa, anotou algo no trabalho e gostaria de tê-lo em casa, mas acabou esquecendo em cima da mesa do escritório.

Situações como a descrita anteriormente são muito comuns, mas não paramos por aí. Lembra aquela vez que você foi para uma reunião de negócios e salvou tudo que foi conversado — tim tim por tim tim —  em um arquivo do Word? Mas quando você estava no escritório e precisou dessas informações logo lembrou que o arquivo ficou no notebook, em casa.

Bom mas você foi esperto, e também lembrou que salvou o arquivo na sua conta na nuvem. Legal, agora basta acessar o seu drive virtual e procurar entre suas dezenas de pastas e subpastas, encontrar o arquivo e baixar para editar no seu PC. É não parece tão legal assim. E ainda por cima pense: Qual foi o processo que você teve para salvar esse arquivo na nuvem? E agora para editar? Imagina se tiver que pegar uma parte dessa anotação e colocar em outro arquivo? Ou talvez inserir uma informação de áudio e vídeo?

Simplesmente salvar seus arquivos em pastas na sua nuvem já facilita muito e evita que você perca seus arquivos. Mas o processo de salvar, editar, pesquisar, inserir multimídia, organização e mobilidade continua um pouco demorado. 

Você ainda pode ganhar muito mais produtividade

Tendo em vista os aspectos observados, o OneNote é a ferramenta ideal para descarregar suas ideias e pensamentos. Com ele você nunca mais vai perder suas anotações — nem se perder em suas anotações — textos, artigos arquivados, trabalhos escolares e muito mais.  Além disso pode acessa-los de qualquer lugar. Já que o aplicativo está presente em todos os dispositivos, e não precisa ter internet para usá-lo. Pois ao abrir qualquer caderno de seu interesse tudo fica armazenado localmente. Dessa forma você pode ler ou atualizar suas informações mesmo estando offline. E quando reconectar, tudo será sincronizado com a nuvem automaticamente.

Como você passará a carregar todos os seus blocos no smartphone, poderá registrar ideias ou pensamentos que teve durante o dia e depois poderá relembrar e desenvolvê-los mais tarde. Para isso, não precisa ser organizado de primeira. Simplesmente anote tudo que vem na sua mente no bloco de anotações rápidas. Seja em texto ou captura de imagens e áudio. Depois quando estiver com o seu computador você pode organizar, formatar e salvar num caderno ou sessão mais apropriado para a informação salva. O que importa é não deixar passar nada.

Tenha controle das alterações

Além do OneNote por si só ser uma excelente ferramenta, ainda é gratuito. e totalmente integrado com os aplicativos Microsoft. Ou seja, você pode importar arquivos do Word e Excel, por exemplo, e visualizar ali mesmo. E se quiser editar, basta dar dois cliques que abre o aplicativo adequado para edição.

Dentre outras vantagens também podemos destacar a integração com o Outlook e a impressora virtual que é criada no momento da instalação. Isso possibilita que você em vez de imprimir um documento em uma impressora comum, possa enviar diretamente para o OneNote, e fazer isso de qualquer aplicativo que tenha suporte a impressão.

Existem muitos outros recursos fantásticos no OneNote. Mas como este artigo não se trata de um curso, por hora gostaria de destacar mais dois pontos que gosto muito:

  • O primeiro é a pesquisa. Se você possui vários cadernos, e cada caderno varias sessões e páginas e muitas delas com sub páginas, ainda assim pode ficar um pouco complicado de encontrar alguma informação. Para isso você pode usar o campo de busca. Basta digitar o que procura, que ele lhe retornará a pesquisa completa sobre o assunto.
  • Também é muito interessante o controle de versões. Como o aplicativo não tem o botão de salvar. Tudo é salvo automaticamente. Uma vez que você alterou e fechou o aplicativo, não é possível executar a opção de desfazer. Como solução, o Onenote registra todas as suas alterações, de modo que se tiver que restaurar uma página para um ponto anterior à edição atual, você consegue facilmente.  E ser for o caso, também pode acompanhar a evolução da página através do histórico de mudanças.

Concluindo

Em virtude de tudo que aqui foi mencionado, acho que vale a pena você dar uma conferida no aplicativo. Pelo menos usá-lo alguns dias. Se não sabe nem como iniciar vale a pena conferir esse vídeo. Ele é um guia para quem é iniciante e ajuda a tirar proveito das melhores funcionalidade do aplicativo.

E se você já usa o OneNote, ou até mesmo o Evernote, escreva nos comentários os benefícios que está tendo com o uso deles e como estes podem ajudar outros leitores a terem mais produtividade no dia a dia.

 

 

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.