Mitos e Verdades sobre o Computador; acabe de vez com as dúvidas

Resetar o PC várias vezes seguidas estraga a máquina ?

VERDADE – O botão reset deve ser usado quando apenas o computador der algum tipo de erro ou problema como a tela azul e o congelamento completo do sistema. Usar o recurso quando o PC estiver funcionando normalmente pode ocasionar falha de memória, além de corromper o HD e resultar na perda de dados. É aconselhável que a máquina seja sempre desligada por meio do comando do sistema operacional.

Leia também: 5 erros que prejudicam o desempenho do seu computador.

Desligar o PC direto do botão Power estraga a máquina?

MITO – Desligar o PC pressionando o botão Power apenas uma vez não estraga a máquina, pois ele realiza a mesma função que o desligamento via software. Já  se ficar pressionando o botão por mais de 8 segundos, vai ser gerado o comando de master-reset, ocasionando o desligamento incorreto e que pode causar sérios danos ao seu sistema e/ou HD.

Desligar o computador direto da tomada danifica o micro?

VERDADE – Quando você desliga o computador pelas vias normais você percebe que há toda uma preparação para o desligamento, que leva de alguns segundos até um minuto, ai desliga.
Tirar da tomada faz com que esse desligamento seja abrupto, com grande probabilidade de danificar arquivos e seu hd.
Se não der para desligar pelas vias normais, sugiro o desligamento pelo botão "ligar", o qual deve ser mantido pressionado durante uns 8 segundos, até o desligamento. Este tipo de desligamento também pode trazer problemas e não deve ser usado rotineiramente, porém acredito que o estrago seja menor do que desligando da tomada.

Quebrar o terceiro pino da tomada danifica o PC ?

MITO – O pino terra serve para isolar cargas maiores de energia que não são utilizadas pelo aparelho e faz parte do novo padrão brasileiro de tomadas. Remover o pino expõe o computador a variações de cargas, mas não danifica diretamente o computador.

Ainda que o PC seja protegido por um estabilizador é importante manter a tomada com o terceiro pino, que ajuda a diminuir o risco de curtos e choques. Caso as tomadas de sua residência ainda não sejam adaptadas ao novo padrão, você pode comprar adaptadores que tenham entrada para o terceiro pino.

omainformatica