Como escolher o melhor antivírus para sua máquina?

Qual o melhor antivírus para computadores? Ele é pago? Gratuito? Para muitos, a escolha de um software de segurança parece ser difícil. Não é recomendado escolher mais de uma solução para a mesma tarefa. Nem todas as opções pagas podem ser testadas, assim como nem sempre ela oferecerá a proteção que você precisa.

O fato é que não existe ferramenta perfeita. Entretanto, com um pouco de planejamento e o auxílio de dois laboratórios, é possível encontrar o melhor antivírus para seu problema. Quer saber como? Então leia o nosso texto de hoje!

Leia também: 10 sinas de que seu computador está com vírus.

AV-Test e AV-Comparatives: as listas de qualidade mais famosas do mundo da tecnologia

O mercado de ferramentas de segurança é um dos maiores do mundo digital. As opções podem proteger contra apenas um tipo de ameaça, terem vários módulos de segurança ou um alto valor. Diante disso, alguns institutos independentes fazem avaliações complexas e divulgam, regularmente, o resultado dos seus testes para softwares de antivírus.

A AV-Comparatives, por exemplo, verifica os principais antivírus do mercado em computadores modernos. Para garantir que o teste seja o mais fiel possível, todas as máquinas são atualizadas com as últimas correções disponíveis no mercado. Assim, os 410 testes podem ser executados.

Cada solução verifica a capacidade dos antivírus de bloquearem páginas com exploits funcionais, links maliciosos e arquivos infectados. No final, é divulgado um relatório com os mais seguros e os que apresentam as menores taxas de falsos positivos.

Já a AV-Test, que também possui a sua lista atualizada anualmente, faz testes mais amplos. O método de avaliação identifica a capacidade de proteção dos antivírus contra ameaça, assim como o impacto que eles possuem no desempenho do computador e a usabilidade do produto.

O teste para antivírus é complexo e apenas algumas soluções de segurança conseguem nota máxima. Um software que detecta diversas ameaças, mas possui dificuldade de removê-las, por exemplo, não terão uma pontuação boa. Quanto maior a média, melhor a colocação do antivírus na lista da empresa.

As listas da AV-Comparatives e da AV-Test são referência no mundo digital. Elas são conhecidas pela sua capacidade de avaliarem as características que mais interferem no funcionamento do antivírus, como o impacto no desempenho do computador, as detecções corretas, os falsos positivos e a usabilidade.

Com isso, você poderá identificar quais ferramentas são mais poderosas na detecção de malwares, quais conseguem remover os vírus com mais velocidade e aquelas que podem ser executadas sem causar impacto no seu dia a dia.

 

O melhor antivírus ainda é o usuário

Nem sempre a melhor ferramenta dessas listas é a que consegue dar a melhor proteção para o seu computador. Muitas vezes, o antivírus mais adequado ao seu perfil de uso pode ser pago ou então não ser o que está no primeiro lugar dos testes.

Um usuário com um computador lento pode optar por uma ferramenta que não impacte na velocidade do sistema operacional. Já alguém com um orçamento maior pode escolher uma solução paga com mais funcionalidades. Na maioria dos casos, um antivírus com boa capacidade de detecção e remoção de ameaças atenderá a maioria das pessoas.

No final das contas, ainda que você escolha a melhor ferramenta do mercado, o uso do seu computador no dia a dia, que definirá a sua exposição a riscos. Busque não acessar sites pouco confiáveis, tome cuidado ao clicar em links desconhecidos e mantenha uma atenção especial em redes públicas e com pen-drives de desconhecidos. Assim, tanto você quanto o seu antivírus ficarão menos sobrecarregados.

E, você possui alguma estratégia de segurança digital? Qual você considera ser o melhor antivírus? Compartilhe sua opinião nos comentários!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.