Conheça os principais vilões da produtividade

Você tem a impressão de que seu rendimento é cada vez menor ou está com problemas de administração de tempo no trabalho? Pode ser que você esteja sofrendo as consequências dos vilões da produtividade. Independentemente de sua área de atuação, existem alguns inimigos comuns que conseguem interromper qualquer fluxo de trabalho. O problema é que a improdutividade de uma única pessoa pode interferir em todo o processo de uma organização.

A gestão de produtividade no trabalho tem a ver com a otimização não apenas do tempo necessário para o desempenho de suas funções. Ela também te ajuda a usar e administrar melhor os seus recursos pessoais, melhorando a qualidade do serviço apresentado. Conheça os maiores vilões da produtividade e saiba como se livrar de cada um deles!

Leia também: Como a tecnologia pode impactar positivamente minha produtividade.

As redes sociais

Você é aquele tipo de pessoa que vai apenas conferir uma notificação recebida em alguma rede social e tempos depois percebe ter perdido quase uma hora entre postagens, troca de mensagens, comentários e curtidas?

Saiba que você não está sozinho. A variedade de redes sociais disponíveis e a facilidade de acesso — seja no computador ou smartphone — são realmente atrativos, mas você já parou para pensar que esse tempo perdido entre uma rede social e outra poderia ser utilizado para a melhoria de sua produtividade?

Se você trabalha utilizando o computador, só deixe abertas em seu navegador as janelas de trabalho. Outra sugestão é desabilitar as notificações em tempo real de suas redes sociais.

Conversas paralelas

É importante ter um bom relacionamento com a equipe e saber trabalhar em colaboração com os colegas de trabalho. O problema é quando as conversas paralelas começam a interferir em sua rotina de produtividade. Deixe as conversas triviais para o horário de almoço ou intervalo para o cafezinho. Passados esses momentos, concentre-se em discutir assuntos relevantes para o trabalho, sugerir novas ideias ou esclarecer alguma dúvida.

E-mail

O e-mail é uma ferramenta quase indispensável na rotina de trabalho. Mas assim como as redes sociais, pode se transformar em um dos vilões da produtividade. O ideal é que você tenha um e-mail exclusivo para o trabalho e estabeleça um horário para conferir se recebeu uma nova mensagem.

O telefone celular

Com o celular literalmente à mão a todo momento, é irresistível conferir se há uma nova mensagem ou chamada. Assim como ocorre com os outros vilões, sem querer você desperdiça minutos preciosos de seu dia de trabalho. Deixe o telefone no silencioso, concentre-se na tarefa a ser executada e só cheque o celular quando tiver concluído o que deveria fazer.

Parece difícil superar todos esses sabotadores de produtividade, mas não é necessário ter superpoderes para encarar esses vilões. Com um pouco de disciplina e um bom planejamento de sua rotina de trabalho você consegue eliminar a improdutividade. Já pensou em usar a tecnologia para uma melhor gestão do seu tempo? Existem aplicativos que podem ajudá-lo a otimizar as suas atividades pessoais e profissionais, como o OneNote, por exemplo.

Agora que você já conhece os maiores vilões da produtividade, queremos saber a sua opinião. Quais são os que mais atrapalham sua produtividade no trabalho? O que você tem feito para amenizar o problema? Deixe um comentário, participe!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.