Como proteger o seu Android das ameaças virtuais

Pense: quantas informações você armazena hoje no seu smartphone ou tablet? Quantas transações bancárias você não realiza neles? E quantos aplicativos você utiliza que dependem de senha e que contêm informações preciosas para você e que pode causar sérios problemas, se caírem em mãos erradas? Por isso você deve ficar bem atento em relação às ameaças virtuais do seu smartphone. Hoje vamos mostrar pra você como zelar pela segurança dos seus dados no seu celular Android.

Saiba quais as maiores ameaças para Android

Por ser um dos sistemas operacionais de smartphone e tablets mais utilizados no mundo, é normal que o sistema Android acabe chamando mais atenção de criminosos cibernéticos, que estejam focados na obtenção de dados privados e fraudes bancárias. Também é possível que alguns tipos de vírus apenas baguncem seu aparelho, de forma a inviabilizar o seu uso.

Os hackers buscam vulnerabilidades no seu aparelho para obter informações como dados bancários (senhas de banco e números de cartões de crédito) ou então simular um aplicativo falso para obter esses dados.

Também é possível aproveitar estas brechas ou usar vírus para obter fotos e vídeos pessoais, seja para apenas jogar em sites ou até mesmo para estelionatos, como pedir dinheiro para que estas fotos não sejam vazadas.

Vírus também são responsáveis em alguns momentos pelo mau funcionamento do aparelho, como seleções erradas no touchscreem, aparecimento de banners de publicidade onde antes não existiam, aparelhos mais lentos e problemas no navegador. Isto funciona como um indício de que seu smartphone ou tablet pode estar infectado.

Conheça algumas dicas para manter seu aparelho protegido

Identificou algum dos problemas que falamos aqui em cima? Ou quer evitá-los? Veja como se proteger:

Leia também: Celular Descarregando Rápido? Veja 8 Dicas para sua bataria durar Mais.

Baixe apenas aplicativos confiáveis

Uma das principais portas de entrada de vírus e invasões por hackers é momento no qual você baixa aplicativos de origem duvidosa. Isto porque, eles podem não ter sido criados por empresas idôneas, trazendo uma série de vírus junto com a instalação. Ou também podem ser aplicativos falsos, que simulam os apps reais, como os relacionados com Internet Banking.

Por isto, em primeiro lugar, busque seus aplicativos apenas na loja Google Play. Em segundo lugar, sempre verifique as empresas que produziram o aplicativo, para saber se realmente são sérias e idôneas.

Use antivírus e anti-malware

Tal como os computadores de mesa e notebooks, os smartphones e tablets precisam de proteção de antivírus e anti-malwares. Isto porque, estes aplicativos funcionam como uma barreira para estas ameaças: ao detectar o problema, ele impede que o vírus ou o malware aja no seu aparelho, assim ele fica protegido, evitando que seus dados sejam roubados ou deturpados.

Tenha cuidado com o que você acessa no aparelho

Como muitas pessoas utilizam os smartphones e os tablets para acessar alguns sites, você deve ficar atento ao tipo de conteúdo que está acessando. Muitos deles são feitos justamente para chamar a atenção do usuário, fazendo com que ele clique em algo e permitindo, assim, que o vírus entre no aparelho.

Descubra o que fazer se o seu celular for infectado

Bom, o que fazer quando seu smartphone ou tablet for infectado? Há algumas opções que você pode tentar, como:

  • Passar o antivírus e o anti-malware. Muitos deles possuem a função de desinfecção das ameaças indesejáveis;
  • Caso o app não resolva, pode ser necessário restaurar as configurações de fábrica e, assim, deletar todos os aplicativos que você tinha anteriormente;
  • Caso as soluções anteriores não funcionem, você deve levar para um profissional responsável, que saberá como formatar seu aparelho ou então retirar o vírus;
  • Ainda assim, é possível que o problema seja irreparável, de forma que a única solução será descartar o aparelho.

E então, você já passou por essa situação? Soube como resolver? Tem alguma dúvida sobre como proteger seu Android das ameaças virtuais? Conte para nós nos comentários.

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.