Como estabelecer metas alcançáveis para você e seu time

Para que qualquer negócio possa crescer e se fortalecer é preciso contar com objetivos, metas, além de um planejamento benfeito. Entretanto, os resultados só aparecerão se as metas forem atingíveis, pois do contrário haverá falta de motivação para realizá-las. Neste post você aprenderá a estabelecer metas alcançáveis para você e seu time. Vamos lá?

Leia também: Como a tecnologia pode impactar positivamente minha produtividade.

Conheça seus objetivos

Toda meta é parte de um objetivo, então nada mais natural do que definir, primeiramente, qual é esse propósito. É impossível delimitar um caminho se você não sabe aonde quer chegar.

Comece planejando qual é o maior e principal objetivo: aumentar as vendas, fidelizar mais clientes ou se tornar líder de mercado, por exemplo. Esse propósito precisa ser motivador o bastante e também deve ser definido em partes menores, as metas.

Avalie seus recursos

O passo seguinte é fazer uma avaliação dos seus recursos para saber o que existe à sua disposição. Não é incomum que você se depare com um cenário pouco ideal. Além disso, nem sempre todas as ferramentas necessárias estarão disponíveis.

Nesses casos, portanto, você deverá adaptar as metas aos seus recursos e utilizá-los da melhor maneira possível para conseguir os resultados esperados. Com um orçamento baixo, por exemplo, não será possível investir em viagens longas para prospecção de clientes, que pode ser uma das metas. Apesar disso, sempre é possível agir localmente ou utilizar recursos online para alcançar a meta de prospecção. A adaptação é importante!

Determine um tempo para a realização

Metas que possuem uma temporização também tendem a ser alcançadas de maneira mais fácil, já que existe um espaço de tempo para a realização da tarefa e obtenção dos resultados. Assim, determinar prazos ajuda a garantir que as metas sejam mais facilmente alcançadas, além de promover maior organização.

Para estabelecer metas alcançáveis entretanto, é fundamental garantir que o tempo não seja curto demais, pois o efeito pode acabar sendo exatamente o oposto. Se a finalidade é organizar o estoque, por exemplo, então o prazo deverá ser estabelecido de acordo com o tamanho da estrutura.

Não se esqueça da motivação, mas não exagere

Metas alcançáveis são metas possíveis, mas isso não significa que sejam fáceis ou triviais. Por isso, não caia no erro de escolhê-las apenas para ter a garantia de que serão realizadas. Isso pode comprometer todos os resultados obtidos.

Apesar de a motivação ser importante e a dificuldade ser um fator crucial, as metas ainda precisam ser alcançáveis. Nesse contexto, o melhor a se fazer é não exagerar na dose de motivação. Propósitos reais e que sejam condizentes com as necessidades e possibilidades do time garantirão muito mais motivação do que aqueles já anunciados ao fracasso.

Estabeleça métodos de medição

Uma meta só é alcançável se ela fornecer o resultado esperado. E isso só acontece se essa resolução puder ser medida. Por isso, é ideal estabelecer quais serão os métodos de medição de progresso e sucesso da meta.

Isso permitirá um controle muito mais preciso sobre os resultados obtidos e também garantirá que modificações sejam feitas em etapas futuras apenas mediante a análise de resultado de cada meta.

Definir metas alcançáveis é algo indispensável para garantir a produtividade da equipe e o crescimento dos negócios em geral. Primeiramente, conheça os objetivos e então os recursos do time. Em seguida, defina um tempo para a realização, invista na motivação e também estabeleça métodos de medição dos resultados. Seguindo esses passos você alcançará os resultados de forma prática. E você, tem alguma dica de como estabelecer metas alcançáveis? Comente e participe!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.