Aumente a performance e desempenho do Windows

Depois de algum tempo de uso, é bem provável que o seu computador fique lento e travando não é mesmo? Pensando nisso resolvemos mostrar alguns problemas que fazem isso acontecer. Mostraremos também como você mesmo poderá resolvê-los sozinho. Aumentando o desempenho do windows, sem precisar de um técnico em informática especializado nessa área.

Como o passar do tempo seu computador fica travando toda hora, demora para abrir determinado programa ou arquivo, geralmente isso ocorre por alguns problemas: Disco fragmentado, Disco Cheio, Programas que não estão sendo usados, programas que carregam quando o sistema é inicializado entre outros.

Mas não se preocupem. Existem soluções simples para resolver tais problemas. Falaremos algumas aqui. Então continue lendo! Garanto que com essas soluções, o seu computador irá melhor significativamente.

Desabilitando Programas que carregam quando o Windows é Inicializado

Quando o seu computador começar a ficar lento, ou simplesmente começar a travar, tem algumas medidas bem simples que você mesmo poderá fazer para resolver isso.

Primeiramente, deverá desabilitar alguns programas que carregam quando o Windows é inicializado. Mas, tome cuidado para não desativar programas que possam influenciar no seu bom funcionamento.

Sugerimos que você deixe marcado o Firewall, Antivírus, Antispywares e outros que são importantes para a segurança do sistema. Se você não sabe como fazer isso clique aqui. Explicaremos passo a passo esse procedimento.

Desfragmentando o HD

Outro problema que geralmente acontece, mesmo quando o computador tem pouco tempo de uso, é a Fragmentação de HD.

O principal causador desse problema é quando você instala e desinstala vários programas.  O problema aqui, é que dessa forma o programa que você baixar futuramente irá ocupar o mesmo espaço daquele que foi excluído. E se não houver espaço suficiente para armazenar no mesmo local, ele irá procurar outro espaço qualquer. Não importa a localização no disco. Até completar o armazenamento.

Então, como o HD guardou cada arquivo em um determinado espaço disponível, ele demora um pouco até localizar e reunir todas as informações necessárias para que ele possa rodar em seu computador.

Mas, existe no próprio Windows uma maneira de fazer a desfragmentação desses dados. Isso fará com que o sistema consiga reunir os pedaços de cada arquivo num mesmo espaço. Assim, cada vez que você abrir um determinado arquivo, o HD não precisará ficar procurando para ver em quais espaços os arquivos estão salvos. Esse processo facilita, e muito, para que seu computador não fique lento. Já que o HD consegue localizar rapidamente o início e o fim de cada informação salva, sem precisar ficar pulando de “galho em galho”, com diz o famoso ditado popular.

Quer saber como fazer isso? Clique aqui e veja passo a passo.

Limpeza de Disco

Geralmente a limpeza de disco é feita quando o sistema está carregado de arquivos temporários que estão ali só para sobrecarregar o HD. Cada vez que você navega na internet, o browser tende a salvar localmente os dados de sites e pesquisas. Isso atrapalha o desempenho do seu computador, tornando a abertura de páginas ou programas, muito lento.

Existe uma ferramenta do Windows que faz uma varredura no disco rígido (HD), à procura de arquivos que não têm utilidade para o computador.

Para saber como fazer a limpeza de disco Clique aqui e veja passo a passo.

Desabilitando programas não utilizados

Na maioria das vezes, o sistema acaba carregando alguns programas que são totalmente desnecessários que fiquem rodando. Essa execução acontece em segundo plano, e você nem sabe. E isso faz com que o sistema fique pesado e muito lento.

A maior parte desses programas são carregados na forma de “serviços”. Os serviços são responsáveis por deixar a máquina pronta para a execução de tarefas ditas como comuns. O problema, é que muitas dessas tarefas não tem utilidade para você.

Com isso acontecendo, o seu computador fica lento.  Podemos corrigir  isso desabilitando alguns programas que não estão sendo utilizados, sem que essa ação atrapalhe o desempenho do seu computador.

Quer saber como fazer isso? veja aqui passo a passo.

 

 Limpeza de Temporários

Com o passar do tempo o computador cria arquivos temporários, que ocupam espaço no Hd. Assim como qualquer outro arquivo ou aplicativo. Por si só eles não reduzem o desempenho do computador. Mas conforme passa o tempo, mais e mais arquivos inúteis vão ficando armazenados e o computador tende a ficar mais lento, por causa da fragmentação dos dados no HD, que pode chegar a vários gigabytes.

Então se você não quer ficar acumulando todo esse “lixo eletrônico” em seu computador, existem maneiras de apagar esses arquivos que só atrapalham o desempenho do seu PC. No Windows, existe uma ferramenta que apesar de um pouco demorada, consegue cumprir com o seu Papel.

Veja aqui o Passo a Passo.

O computador hoje se tornou-se essencial tanto para o trabalho quanto para o lazer. Mas, as vezes fica difícil manter ele do jeito que veio da loja não é mesmo? Então,  com soluções práticas, conseguimos fazer com que o desempenho do Windows aumente consideravelmente e  sem gastar com suporte técnico em informática, pois nós mesmo podemos resolver esses problemas.

Espero que esse artigo tenha ajudado você! Continue nos acompanhando. Logo- logo estaremos com mais conteúdos incríveis para lhe ajudar. Até a próxima!

Cléia Brito

Uma mulher de 26 anos e apaixonada pela família. Gosta de estar sempre atualizada, principalmente nos assuntos que se referem a tecnologia. Ama estar conectada com o mundo.