7 dicas para criar uma página no Facebook

Nos últimos anos, as redes sociais passaram a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente após a popularização dos smartphones. O Facebook é certamente o maior site do gênero, contando com milhões de usuários no Brasil — um número que só tende a crescer.

Por essa razão, as empresas que se aproveitam desse novo universo saem na frente. É possível, com custo zero, criar uma fanpage nessa mídia social, ajudando a trazer mais credibilidade, conquistar clientes e fechar negócios. Quer descobrir o passo a passo para criar uma página no Facebook? Então confira o artigo de hoje:

Leia também: Perigo nas Redes Sociais - Quais cuidados devemos ter.

1. Preencha todas as informações

A partir de seu Facebook pessoal, que será o administrador de sua página profissional, procure a opção “Criar uma página” e siga as instruções, escolhendo corretamente a finalidade de sua página. A primeira dica para criar uma boa fanpage de sua empresa no Facebook é a mais simples: preencher corretamente todas as informações solicitadas. Afinal, contar com um perfil profissional em uma rede social só terá sentido se ele for útil para quem estiver procurando pela sua marca, seus serviços ou seus produtos. É indispensável incluir e atualizar, sempre que necessário, informações como endereço físico, e-mail, telefones, website e ainda, se for o caso, horário de funcionamento ou outros dados relevantes.

2. Apareça

Após criar a página, sua missão é aparecer para o seu público. Para isso, procure postar com regularidade, criando ou repassando conteúdo relevante e atrativo sobre seus serviços e produtos. Fazer postagens interessantes e compartilhar conteúdo apropriado, que tenha relação com os valores ou atividades de sua empresa, ajuda a difundir seu perfil profissional e, consequentemente, a conquistar mais fãs. Ao compartilhar conteúdos produzidos por outras páginas ou pessoas, lembre-se sempre de dar os devidos créditos. Mantendo frequência nas publicações, os fãs da sua página darão mais “likes” em suas postagens, aumentando a visibilidade das mesmas na rede.

3. Não se esqueça dos vídeos e imagens

Postar conteúdo interessante é sempre bom, mas isso não quer dizer que você só deva contar com textos e artigos. Especialmente após a última atualização do formato da timeline, imagens e vídeos passaram a ganhar ainda mais destaque no Facebook e podem se tornar ferramentas poderosas na divulgação de sua empresa. Quando os usuários passam os olhos pelo feed de notícias, as imagens atraem o olhar e podem ser boas aliadas de seu material escrito.

4. Aja como uma empresa

Quando você está logado na conta de sua empresa no Facebook, lembre-se que toda interação que fizer aparecerá para seus fãs em nome da empresa e não em seu próprio nome. Assim, escolha com cuidado quais publicações dar “like”, que tipo de comentário fazer e qual conteúdo compartilhar, tendo sempre em mente criar uma imagem positiva e coerente de sua empresa na rede social. Você pode alterar essa função na opção “Usar Facebook como”, escolhendo se prefere interagir naquele momento a partir de sua página pessoal ou profissional.

5. Priorize certos dias e horários

É preciso conhecer a dinâmica de uma página no Facebook. Existem alguns horários que trazem mais engajamento do público: o pico costuma ser às 11h, 15h e 20h. Já os dias mais movimentados são quarta-feira, terça-feira e quinta-feira, respectivamente. Use essas informações para postar no momento certo.

6. Interaja

Buscar inteiração é indispensável para quem quer ter uma página de sucesso no Facebook. Crie enquetes e pesquisas, responda as perguntas dos usuários e não se esqueça de publicar em grupos que possam se interessar pelos produtos ou serviços que sua empresa oferecem. Sempre utilize uma linguagem adequada e evite conversas pessoais em sua timeline profissional.

7. Divulgue

Por fim, é hora de divulgar sua página no Facebook. Promova a fanpage em seu site, no seu mailing de clientes, newsletters, etc. Convide seus amigos para curtir a página, faça com que ela seja vista e que o público saiba do que se trata.

E então, gostou das nossas dicas? Aprendeu como fazer a sua página no Facebook? Quer tirar uma dúvida ou fazer uma sugestão? Escreva para nós nos comentários!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.