6 dicas para obter melhores resultados em pesquisas no Google

Você usa a Internet a todo momento para encontrar respostas, verificar informações, solucionar dúvidas. E é muito provável que a sua ferramenta de pesquisa da vez seja o Google. É ele quem te ajuda em tarefas para o trabalho, casa, vida pessoal, burocracias e, em geral, é a sua fonte de informações rápidas. Mas será que você está usando todos os recursos que o Google oferece? Confira no post!

Leia tambem: 7 dicas para criar uma pagina no Facebook.

Como o Google funciona e o que você ganha sabendo usá-lo?

As pesquisas no Google começam muito antes de você digitar palavras dentro da ferramenta. Ele possui um algoritmo — algo como um robô — para navegar pela internet e indexar cada página criada e atualizada. Ou seja, as informações e o conteúdo de cada página da web são “escaneados” e armazenados pelo Googlebot.

Na hora da pesquisa, o site faz uma classificação de relevância entre todos os possíveis resultados para as suas palavras-chave, a partir de diversos critérios, como potencial do conteúdo, número de links e compartilhamentos em redes sociais, entre dezenas de outros fatores.

O que você recebe é, portanto, o fruto de um algoritmo, com um ranking criado para o momento da sua pesquisa. Isso quer dizer que resultados podem variar, e que, às vezes, uma resolução melhor pode estar abaixo dos primeiros que aparecem. Para chegar ao melhor resultado — ou seja, a página que vai sanar sua necessidade — algumas dicas e fórmulas do Google podem ser decisivas.

Quais são as dicas para obter melhores resultados em pesquisas no Google?

#1 Tenha mais exatidão

Evite formular perguntas completas na pesquisa. Isso quer dizer que, em vez de pesquisar, por exemplo “quando devo renovar minha CNH?”, você pode usar palavras-chave mais decisivas para melhores resultados, como “renovação cnh prazo” ou “renovar cnh sp” (caso você já queira saber informações do Detran do seu estado). Usar as palavras-chave corretas é uma habilidade que pode te ajudar com pesquisas mais específicas, como nomes de pessoas, eventos já passados e outros tipos de informação.

#2 Pesquise entre aspas

Uma das customizações de pesquisa que você pode fazer na barra de palavras-chave do Google é o uso de aspas — bastante eficaz caso você queira procurar uma expressão específica ou o nome de alguém.

Procurando, por exemplo, “oma informática” (com as aspas), o nosso site será o primeiro resultado.

#3 Filtre resultados por intervalo de tempo

Lembre-se: o Google possui também suas ferramentas de pesquisa abaixo do quadro de palavras-chave. A mais importante delas é provavelmente a ferramenta de tempo, que possibilita que você filtre seus resultados em um intervalo determinado, seja para encontrar o artigo mais atual ou localizar aquela notícia de um ano atrás.

#4 Remova resultados indesejados

Vamos supor que você esteja procurando pelos lançamentos de carros para o ano de 2016, mas não quer modelos da Volkswagen. Basta digitar “lançamentos carros 2016 - volkswagen”. O sinal de subtração remove a palavra dos resultados encontrados para as palavras anteriores.

#5 Pesquise dentro de um endereço

E se você já souber o site em que se encontra a informação desejada, mas não conseguir encontrá-lo “manualmente”? Basta pesquisar “site:www.[site].com.br + [palavras-chave]”. Se você estiver procurando por nosso artigo sobre como prolongar a vida útil de um notebook, por exemplo, digite: “site:www.oma.inf.br vida útil notebook”.

#6 Pesquise por tipo de arquivo

E se você estiver procurando por algum artigo em PDF, áudio ou vídeo e quiser eliminar os resultados que sejam somente páginas da web comuns? Basta inserir o código “filetype:PDF/mp3/mp4” ou a extensão do arquivo que você procura.

Viu como você pode obter melhores resultados utilizando essas simples ferramentas? Tem mais alguma dúvida sobre como usar todo o potencial das pesquisas no Google? Deixe um comentário abaixo!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.