5 erros que prejudicam o desempenho do seu computador

Você já teve que lidar com um PC lento? Uma máquina com mal desempenho pode se tornar, rapidamente, um verdadeiro ladrão de produtividade. Computadores lentos são irritantes, pouco prazerosos de serem utilizados e, em alguns casos, se transformam em fontes de ataques maliciosos.

Saber evitar que a máquina tenha o seu desempenho comprometido é fácil. Com planejamento e disciplina, é possível evitar as práticas mais comuns que atrapalham o sistema operacional. Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje!

Leia também: 10 sinais que seu computador está com vírus.

5 principais fontes de lentidão

Problemas de memória, arquivos fragmentados e até softwares ruins podem atrapalhar o seu dia a dia na frente de um computador. Entre os principais "ladrões de produtividade", podemos destacar:

1. Uso excessivo de barras de ferramentas e extensões

As barras de ferramentas tornaram-se famosas na década passada por permitirem o acesso fácil a uma série de serviços de internet. Com o suporte oferecido pelos principais navegadores do mercado, muitos sites e desenvolvedores criavam as suas próprias soluções. Entretanto, ao carregar o browser com várias toolbars, o aplicativo passa a consumir uma grande quantidade de memória RAM.

O mesmo vale para as extensões. Todos os navegadores modernos possuem suporte para essa que é a versão moderna da barra de ferramentas (que hoje está em desuso). De jogos a simples atalhos para sites, as extensões são simples de serem instaladas e fáceis de usar.

Entretanto, assim como no caso das barras de ferramentas, o seu uso deve ser controlado. Dessa forma, você consegue otimizar o consumo de memória do navegador no dia a dia para o mínimo possível.

2. Inicialização do sistema carregada com aplicativos

A cada update, o processo de inicialização do Windows foi otimizado em busca de mais agilidade e eficiência. Hoje, a maioria dos computadores que utilizam os sistemas operacionais modernos inicializam em suas configurações recomendadas inicializam em menos de 30 segundos. Com a possibilidade de carregar os aplicativos principais no momento em que o PC é ligado, esse tempo tende a aumentar.

Para garantir que o tempo de inicialização do sistema seja menor, a melhor forma é garantir que apenas os aplicativos de uso frequente sejam inicializados junto com o sistema. Assim, não só o carregamento é feito com mais velocidade, mas o uso de recursos tende a ser menor.

3. Uso de softwares de segurança de má qualidade

A maioria dos usuários do Windows costuma instalar um sistema de segurança logo no primeiro dia de uso do sistema. Entre anti-vírus, firewalls e anti-spywares, as opções disponíveis no mercado são inúmeras. Diante disso, escolher o melhor programa é fundamental para garantir que o sistema funcione corretamente o tempo inteiro.

Um bom aplicativo de segurança é capaz de manter o seu sistema verificado em tempo real sem comprometer o funcionamento do computador. Dessa forma, é possível manter-se produtivo com a garantia de que a velocidade não será afetada em prol da sua proteção.

4. Problemas de hardware

Pode não parecer, mas um computador com hardware defeituoso pode apresentar, entre vários problemas, lentidão. Falhas na memória RAM, por exemplo, aumentam o travamento de programas e as reinicializações inesperadas do sistema operacional. Já um HD com falhas não só corrompe arquivos com mais frequência, mas também torna o acesso aos dados mais difícil.

5. Sistema de armazenamento fragmentado

Uma das operações de manutenção mais ignorada pelos usuários é a desfragmentação de discos. Em HDDs, o armazenamento é feito sequencialmente. Com isso, após um período de grande modificações nas partições de dados do computador, a tendência é que a estrutura de arquivos fique fragmentada. Para evitar que isso ocorra, basta executar a desfragmentação do disco regularmente.

Manter o computador bem configurado pode ser simples e fácil. Isso diminui o risco de problemas e o custo da manutenção. E você, o que faz para melhorar o desempenho do seu computador? Compartilhe as suas técnicas conosco!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.