4 Motivos para não Formatar o Computador

A primeira coisa que a maioria dos técnicos em informática dizem quando você relata que o computador está travando, muito lento e provavelmente cheio de vírus, é que sua maquina precisa de uma formatação - apagar tudo e reinstalar o Windows e programas - .

Nós mesmos já fizemos muito isso aqui na empresa de assistência técnica.

Pois para o nosso lado é até mais cômodo instalar uma nova versão do sistema do que ficar removendo vírus e solucionando problemas.

Porém percebemos que para os usuários isso não é muito legal devido a uma série de fatores que vamos listar logo abaixo.

Leia também: Aumente a performance e desempenho do Windows. 

#1 Custo elevado

O custo para formatar o computador com elevado padrão de qualidade normalmente é alto.

Na faixa dos R$100,00.

Isso por que para se extrair o melhor desempenho do computador não basta sair instalando drivers e programas de qualquer maneira.

Se tudo não for bem configurado o computador pode continuar lento, embora sem qualquer Malware instalado.

#2 Melhores alternativas

Quais os motivos para formatar o seu computador, sendo que você apenas pegou um vírus? Não basta só remove-lo? O serviço de remoção de softwares mal intencionados não custa mais do que a metade do valor de uma formatação.

Assim como o de Tune Up, que é uma série de ações tomadas para deixar o PC mais rápido para inicializar ou executar programas.

Esses serviços se executados por profissionais técnicos em informática online realmente competentes vão render a você um bom incremento na poupança. 😉

#3 Riscos

Não podemos esquecer dos riscos que existem ao se mandar formatar um PC.

O que mais ouvimos falar é de técnicos de informática que simplesmente apagaram todas as informações dos clientes.

Outro fato que também é muito comum é de usuários que acabaram de pegar o computador e logo na primeira semana de uso acessaram um link duvidoso na internet e pegaram vírus novamente.

Ou seja, além de não ter adiantado nada a reinstalação do sistema agora ele vai ter que gastar outra vez se quiser deixar tudo em ordem novamente.

#4 Tempo perdido

Quanto tempo o seu computador fica na assistência técnica quando você manda formatar?

Infelizmente esse ainda é um processo que exige o deslocamento do seu computador até um laboratório técnico.

E dependendo da empresa de assistência técnica você ainda tem que esperar até 5 dias pera tê-lo de volta - a não ser que pague um valor extra para que o seu atendimento seja priorizado -.

Sendo assim é melhor você ter um computador reserva se não estará encrencado.

Existem ferramentas modernas de atendimento ao cliente que permitem um técnico realizar uma limpeza completa de vírus e otimizar o seu computador através de assistência remota.

Levando no máximo uma hora para deixá-lo novo.

Gostaríamos de deixar claro que existem situações extremas em que a opção pela reinstalação do sistema é inevitável.

Mas que se o computador for bem configurado, sempre atualizado e com backups em dia, a chance disso acontecer é muito baixa.

Se você teve uma experiência pós formatação, seja ela boa ou ruim, deixe nos comentários. Vamos lá, participe!

João Cardoso

Eu sou entusiasta de Tecnologia e Marketing Digital. Estudo de tudo um pouco todos os dias. Sou CMO na OMA Informática bem como escritor do nosso blog.