10 sinais de que seu computador está com vírus

Se existe alguma coisa que tira qualquer um do sério, é quando surge um vírus no computador. E o pior é que na maioria das vezes o computador conta com um bom antivírus, mas mesmo assim existe o risco de contaminação. Isso acontece porque, infelizmente, mesmo que o antivírus seja de boa qualidade e atualizado com regularidade, ele não é capaz de detectar todas as ameaças.

Algumas questões podem causar essa invasão em seu computador ― uma delas é pelo fato de seu antivírus não estar funcionando 100%, outra questão seria o surgimento de um malware (software mal-intencionado) novo e muito poderoso, capaz de vencer as defesas de sua máquina.

Mas quais são os principais sinais de que se computador está com vírus? Confira a seguir os 10 sintomas mais comuns de um computador infectado:

Leia também: 5 erros que prejudicam o desempenho do seu computador.

1 - Sistema lento

Se de uma hora para outra seu computador se tornar lento e não estiver executando nada que consuma muito sua memória RAM, ele pode estar infectado. Esse sintoma é um dos mais comuns e facilmente identificado. No entanto, outros fatores podem estar ligados à lentidão do sistema, como por exemplo o disco rígido estar precisando de uma desfragmentação, ou mesmo o aumento da memória RAM, que é a responsável pelo rapidez do sistema.

2 - Bloqueios inesperados

Aquela tela azul, tão temida é sinal de que algo não vai bem no sistema. Verifique possíveis sinais de infecção. A tendência é o problema se agravar e essas telas surgirem com mais frequência. Muitas vezes a instalação de mais de um antivírus pode gerar conflito entre eles e nenhum dos dois trabalharem de forma eficiente. Procure usar apenas um bom e eficiente antivírus.

3 - Programas não respondem

É muito comum quando o computador está infectado, que os programas se tornem mais lentos ou mesmo não respondam quando solicitados. Pode surgir também uma notificação de que tem uma aplicação tentando acessar ao seu sistema sem seu consentimento. É bem possível que um malware esteja tentando atacar a sua máquina.

4 - Atividade elevada do disco rígido

Se o seu computador, quando em descanso, estiver com uma alta atividade (você percebe pelo som contínuo da máquina, bem maior do que o normal), pode ser sinal de infecção.

5 - Janelas nunca vistas antes

Se durante o processo de boot aparecem janelas com mensagens estranhas que avisam sobre a existência de problemas no acesso a diferentes discos no sistema, pode ser um sinal de vírus no computador. Verifique se há outros sinais.

6 - Mensagens de e-mail

Cuidado com os e-mails! Se seus contatos recebem mensagens que você não lhes enviou, fique atento pois pode ser sinal de sistema comprometido. Cuidado também com e-mails dos quais não sabe a procedência.

7 - Mensagens estranhas

Quando surgem janelas informando que aplicativos ou arquivos não podem ser abertos, fique alerta, pois é um sinal bem comum de malware (software mal-intencionado) querendo atacar.

8 - Programas que iniciam automaticamente

Alguns vírus podem danificar o sistema operacional do computador ou alguns dos programas instalados, que resulta na exibição de mensagens, a inicialização ou o fechamento de programas automaticamente. Em alguns casos, até o Windows pode ter um encerramento repentino.

9 - Modem trabalhando em excesso

Se notar que a luz de atividade do modem de banda larga estiver constantemente acesa, é possível que seu computador esteja infectado. Porém, nem sempre isso pode significar que a máquina esteja com vírus, mas juntamente a outros fatores pode ser um indício.

10 - Página inicial do computador é modificada

Muitas vezes um indício de que seu computador está infectado é a página de seu Browser (navegador de internet) estar modificada sem qualquer ação de sua parte para que isso ocorra. Fique alerta porque muitos spywares agem dessa forma!

O ideal para verificação se há ou não comprometimento de seu sistema por vírus, é examinar o computador com um bom programa antivírus. Surgem sempre novos vírus a cada dia e por isso seu antivírus deve ser frequentemente atualizado ou substituído. Vale lembrar que os pagos são mais eficazes! Seu último recurso será chamar um técnico de Informática que saberá resolver o problema!

Você conhece outros sinais que possam indicar que o computador possa estar infectado por vírus? Ainda ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

omainformatica